quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

ESCOLA MUNICIPAL MARIA LÍGIA BORGES GARCIA
DIRETORA:  KATIANI BRITO DOS SANTOS
COORDENADORES: CAROLINE SANCHES PAIRA
 E CLAUDNES JOSÉ CERENZA
PROFESSORAS: MARLENE BLAN REGENTE 5º.ANO B E ROSANGELA SILVA DE BRITO DA STE








 PROJETO MEIO AMBIENTE: H2O FÓRMULA DA VIDA









PONTA PORÃ-MS
JULHO - 2013
PROJETO MEIO AMBIENTE: H2O FÓRMULA DA VIDA
Publico alvo: alunos do 5 º ano B do Ensino Fundamental da Escola Maria Ligia Borges Garcia .
INTRODUÇÃO
O projeto visa sensibilizar consumo consciente da água entre aluno escola e família, utilizando a sala de tecnologias para realizar levantamento de dados que levem os educandos a buscar informações através de pesquisas e dados coletados pelos próprios.

JUSTIFICATIVA
O presente trabalho com o tema” H2O Fórmula da vida “surgiu com o propósito de ampliar a visão dos alunos com relação ao desperdício de água tanto na escola como em seu ambiente familiar. O projeto proporcionará aos alunos diversas experiências as quais contribuirão para a formação de cidadãos com senso critico. Na ocasião os alunos farão uso das ferramentas midiáticas aliando teoria e prática em prol do bem comum. Considerando que a escola tem papel fundamental na orientação do consumo apropriado quanto aos recursos naturais. As ferramentas educacionais tecnológicas contribuem para um levantamento de informações buscando atitudes e possíveis soluções para o problema do mau uso da água em nossa comunidade.

OBJETIVOS GERAIS:
Levar os educandos a refletir sobre o uso dos bens naturais.
Valorizar a água como um bem comum a todos os seres vivos.
Compreender o ciclo hidrológico da água
Conhecer os processos de captação, distribuição e armazenamento de água, Estação de tratamento de água da cidade.
Leitura e criação de gráficos informativos sobre o consumo de água do aluno e sua família.


OBJETIVOS ESPECIFICOS:
Reconhecer a importância da preservação do meio ambiente.
Oferecer instrumentos para que os alunos possam tomar posição diante das questões ambientais.
Fazer os educandos perceberem que com gestos simples, é possível fazer muito pelo meio ambiente e ainda economizar água na adesão de atitudes, (como fechar uma torneira aberta desnecessariamente, e outros.)

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
As modificações sociais demonstram a gigantesca importância da tecnologia no meio social, político, econômico e cultural dessa forma pode-se dizer que o professor é um mediador ativo para este senário social na busca pela melhoria e pela facilitação da prática  na vida das pessoas. De acordo com Almeida (in Valente 1996 p.164), o professor que trabalha na educação com a informática há que desenvolver na relação aluno computador uma mediação pedagógica que se explicite em atitudes que intervenham para promover o pensamento do aluno, implementar seus projetos, compartilhar problemas sem apontar soluções, ajudando assim o aprendiz a entender, a analisar, testar e corrigir os erros. Conforme o texto a cima relata e baseado em pesquisas o presente projeto contará com os programas educacionais (LibreOffice Calc  programa de planilha eletrônica), gráficos e outros no desenvolvimento das atividades propostas.
METODOLOGIA
No primeiro momento os alunos assistirão documentários sobre os danos causados pela falta de cuidados relacionados a água e o meio ambiente.
No segundo momento leitura de textos interdisciplinares voltados ao tema água e pesquisa na sala de tecnologia.
No terceiro momento observação do ambiente escolar, debate em sala comparando os desperdícios no ambiente e familiar e relatando as diferenças e semelhanças.
No quarto coleta de dados incluindo valores de consumo do segundo semestre para elaboração de gráficos na sala de aula.
No quinto momento a professora da STE ministrara uma aula demostrando o uso de ferramentas educacionais como, planilha eletrônica Libre office Calc para apresentação dos resultados em forma de os gráficos.
Na sexta aula cada aluno apresentará seu trabalho na forma de slids para os demais colegas em sala. No Desenvolvimento do trabalho os alunos poderão construir gráficos no LibreOffice Calc  programa de planilha eletrônica a partir de uma situação vivenciada na escola e na sua casa. Comparando os valores de consumo e questionando suas atitudes anteriores de acordo com as demais atividades e informações obtidas no desenvolvimento do trabalho. Compreendendo assim através que uma ferramenta simples da tecnologia é capaz de reunir, classificar dados importantes para um olhar mais atendo á uma nova postura de consumidores.
Cronograma dos trabalhos desenvolvidos
Julho
No primeiro momento; apresentação do Projeto para a turma da sala na sequencia os alunos assistirão documentários sobre os danos causados pela falta de cuidados relacionados com a água e o meio ambiente.
Agosto
No segundo momento; leitura de textos interdisciplinares voltados ao tema água e pesquisa na sala de tecnologia.
Setembro
No terceiro momento; observação do ambiente escolar debate em sala comparando os desperdícios no ambiente e familiar e relatando as diferenças e semelhanças.
Outubro
No quarto momento; coleta de dados incluindo valores de consumo do segundo semestre para elaboração de gráficos na sala de aula.
Outubro
No quinto momento; a professora da STE ministrara uma aula demonstrando o uso de ferramentas educacionais como, planilha eletrônica Libre office Calc para apresentação dos resultados em forma de os gráficos.
Novembro
Na sexta aula cada aluno apresentará seu trabalho na forma de slides para os demais colegas em sala.




                                  BIBLIOGRÁFIA
-Novas tecnologias e mediação pedagógica /José Manuel Moran, Marcos T.Masseto, Marilda Aparecida Bherens -Campinas, SP: Papirus, 2000, - (coleção Papirus Educação).
-Parâmetros Curriculares Nacionais, vol. 9 – Meio Ambiente e Saúde- Diversos.
-Valent,José A.(org) O professor no ambiente Logo.Campinas : Unicamp/ Nied,1996__________ O computador na sociedade do conhecimento.Campinas: Unicamp/ Nied,1996.




Nenhum comentário:

Postar um comentário