Escola Municipal Maria
Ligia Borges Garcia
Projeto
Comunicação na Era Digital
Professoras envolvidas
Arlete Siqueira;
Giovana Pissini Brizueña Laboratório de Português e Rosangela
Silva de Brito STE
Turmas: 5Ano A/B
Justificativa: O
presente Projeto justifica-se pela necessidade dos alunos do 5ºAno
B,compreender a importância do uso de diferentes suportes de
comunicação. Para tanto os alunos precisam conhecer, manusear e
entender os diversos meios de comunicação. Fróes (1998) acrescenta
que a simples utilização de um editor de textos provoca no
indivíduo uma forma diferente de ler e de interpretar o que escreve,
e o digitar traz uma nova dimensão ao trabalho com a máquina,
podendo construir e reconstruir o que estava planejado.
Objetivos Gerais e
específicos: Compreender a evolução tecnológica através da
utilização de diferentes meios de comunicação. Fazer uso do
Laptop e computadores para enviar e receber mensagens eletrônica.
Analisar os meios de comunicação fazendo comparações de
instrumentos antigos e atuais.
Recursos Utilizados:
TV, DVDs, computador, Laptops, máquinas de impressão jornalística
comunicação dos Correios e correios eletrônicos, filmes
informativos, textos para leitura e de bate em sala entre outros.
Desenvolvimento /
Metodologia
Etapa 1___Apresentação
do projeto aos Alunos. Assistir ao Dvs Informática e educação
itens 1,2, e 3 Vídeo aula TV Escola volume 5. Trabalhando as
diferenças entre os meios de comunicação digital e escrita.
Etapa 2 ____Aula
expositiva sobre as ferramentas Midiática pontos positivos e
negativos no uso das tecnologias. Na sequencia haverá apresentações
dos vídeos Informática e Educação, Redes de Internet e pesquisa,
trabalho em grupos para debater sobre as dúvidas montar formulários
com questões a serem discutidos na próxima aula com a prfª. da
STE. Aulas expositivas com videos sobre o que é twiter , blog,
internet e facebook etc.
Etapa 3____Na sequencia
a professora de Lab. de Port. pedirá aos alunos que façam
um relato sobre o que aprenderam e as dúvidas surgidas durante o
desenvolver das aulas. Serão realizadas visitas aos meios de comunicação como: Correios e Jornais. Vídeo aula TV Escola volume 5. Trabalhando as diferenças entre os meios de comunicação digital e escrita.
um relato sobre o que aprenderam e as dúvidas surgidas durante o
desenvolver das aulas. Serão realizadas visitas aos meios de comunicação como: Correios e Jornais. Vídeo aula TV Escola volume 5. Trabalhando as diferenças entre os meios de comunicação digital e escrita.
Etapa 4____Aprender na
prática como criar blogs,twiter , facebook e se relacionar por meio
de correios eletrônicos entre outros. E para finalizar esta etapa
será montado o trabalho a ser apresentado em fórum pela professora
da STE, e depois aos alunos da escola.
Resultados: O Projeto
foi de suma importância pela oportunidade de explicar aos alunos a
forma correta de usar a tecnologia dentro e fora da escola. Os alunos
demonstraram interesse pelo tema e desenvolveram todas as atividades
pertinente ao trabalho. Durante o projeto os alunos pudera conhecer
os meios de comunicação tanto na teoria como na prática. tivemos
momentos de reflexão após assistir filmes sobre os perigos das
redes de internet e outros.
Avaliação
O presente trabalho foi
muito positivo pois foi possível alcançar os resultados esperados
como cumprir o cronograma realizando as atividades propostas.
Conclusão
Com o Projeto poi
possessível perceber o quanto a população escolar é carente de
informação em relação aos perigos da internet e outros meios de
comunicação. Desta forma conclui-se que é necessário um preparo
adequado para que as crianças façam uso das tecnologias com
segurança, no ambiente escolar e familiar.
Referências
MARTINS, Jorge S.. O
trabalho com
Projetos de Pesquisa: Do ensino fundamental ao ensino
médio. Campinas, SP:
Papirus, 2001. – (Coleção Papirus
Educação)
Fróes (1998)
Nenhum comentário:
Postar um comentário